sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

"Continuaremos aqui ate a Votação"

clip_image001

A sociedade amapaense está em alta com o protesto dos estudantes e das entidades culturais, denominado “Declare guerra a quem finge te amar” que teve seu inicio do dia 21 (quinta-feira) em frente à Assembléia Legislativa do Estado contra a proposta orçamentária lançada pela casa que estipula corte na ordem de mais de 14 milhões na educação, 6,5 milhões da Universidade do Estado do Amapá, 3,5 milhões da cultura dentre outros cortes em setores de assistência social, administração, previdência, infra-estrutura e apoio agricultura Familiar.

clip_image002Os estudantes liderados pela União Nacional dos Estudantes – UNE, União Brasileira de Estudantes Secundarista – UBES e o Diretório Central dos Estudantes da Universidade do Estado do Amapá DCE – UEAP montaram acampamento em frente a Casa de Leis, e afirmam que só sairão no dia da votação do Veto do Governo do Estado do Amapá1 . Sendo que seu objetivo principal é permanência do orçamento que esta sofrendo corte pela AL, cortes que interferem potencialmente no desenvolvimento social e tecnológico do Estado do Amapá.

clip_image003O protesto que começou com os estudantes se expandiu e agora conta com outros grupos da sociedade civil a exemplo do SIMSEPEAP- Sindicado dos Profissionais da Educação mãe sindicato do Estado, organizada que poderão ser diretamente afetadas pelo corte do orçamento do Executivo.

clip_image005“... Não estamos aqui pra defender os interesses individuais, estamos aqui pra defender os direitos constitucionais a uma educação de qualidade e acesso a cultura” diz Willian Ferreira Duarte Vice Presidente UNE Região Norte.

É fato que esse episódio decorre de uma disputa política entre os poderes Executivo e Legislativo do Estado do Amapá, e como sempre a sociedade que é o maior prejudicado fica sempre clip_image006como mero expectador, mas mais desta vez esta sendo diferente aquilo que era decido em sigilo foi exposto e a população conscientizada e comovida pode expor seus posicionamento quanto a esses absurdos cometido por quem tem por obrigação defender o direto do povo, no entanto estão preocupados muito mais com seus interesses particulares e assim acabam fazendo de seus mandatos instrumento de acumulo de bens.

Os estudantes definiram ficar acampado em frete AL, ate o dia da votação se permanece o veto ou não atividades culturais e muito mais. Esse é o momento de dar um basta nesses políticos corporativistas que não tem compromisso com o interesse publico é muito justo que a sociedade lute pelo que é seu.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Ato Público: “Declare guerra a quem finge te Amar!”

Não ao corte das verbas da Educação e da Cultura!

Nestes últimos dias temos acompanhado nos noticiários uma triste pagina da história amapaense orquestrada pela Assembléia Legislativa, em pleno ano eleitoral esta instituição fez cortes inaceitáveis em setores cruciais para o crescimento do Estado do Amapá, tais como educação, saúde, segurança pública e cultura.

clip_image002Desta feita, é com perplexidade que a juventude amapaense recebe a proposta orçamentária da Assembléia legislativa. São inaceitáveis os cortes realizados e isto requer mobilização social e posicionamento firme dos diversos setores saciedade civil organizada.

A educação foi à principal área afetada, pois da Secretaria de Estado de Educação – SEED foram cortados de seu orçamento anual o valor de R$ 14.355.546,00. Sendo que os recursos da educação são vinculados constitucionalmente, essa medida irá interferir nos repasses dos caixas escolares e nos projetos de todas as escolas estaduais.

A Universidade do Estado do Amapá – UEAP que desde sua implantação vem se expandindo de maneira favorável, e com aprovação do plano diretor para a construção do novo campus tem o corte de 6.584.000 em seu orçamento, prejudicando a qualidade do ensino prestado por essa instituição e a sua expansão.

O Diretório Central dos Estudantes da UEAP – DCE, União Brasileira de Estudantes Secundarista - UBES e a União Nacional dos Estudantes - UNE em conjunto com diversas entidades estudantis e do movimento social realizarão no dia 21 de janeiro (quinta-feira), a partir das 10h, em frente à Assembléia Legislativa, um ato público em repúdio a proposta da A.L. e a favor do veto do governo do estado para garantir os direitos dos cidadãos amapaenses.

A sociedade amapaense não deve aceitar e não pode ser mero espectador!

Palavras

A desobediência é uma virtude necessária à CRIATIVIDADE
(Raul Seixas)